terça-feira, 25 de maio de 2010

Sobre alquimia e bruxas


Existe outro assunto de bruxa que tem uma origem muito antiga e que se desenvolve através da mistura de elementos químicos, físicos, astrológicos, de filosofia, medicina, geometria e religião. Toda esta combinação tem o objetivo de transmutar metais inferiores ao ouro e obter o Elixir da Longa Vida. Este líquido seria a solução para todos os males, um remédio que prometesse a cura de muitas doenças.


A pedra filosofal é uma substância mística, que reúnem todos estes componentes. De acordo com alguns estudiosos de alquimia, o elixir da longa vida e a pedra filosofal são temas simbólicos e que não podem ser considerados reais.


Em O Livro Perdido das Bruxas de Salém, Connie se depara com a descoberta de que, as bruxas dominavam este assunto, embora fossem ‘discriminadas’.


Os alquimistas tinham o material e o conhecimento, mas não tinham um elemento crucial da técnica. E não sabiam como procurá-lo. Isso, evidentemente, porque a maioria dos praticantes de magia vernacular era composta por mulheres. No período inicial da Idade Moderna, um erudito jamais teria consultado uma bruxa, por mais que ela fosse bem conceituada, porque o nível social e cultural dessa mulher era consideravelmente inferior ao dele. Os alquimistas eram brilhantes, mas nesse aspecto sua visão era limitada.


Connie percebe que descobrir a fórmula da pedra filosofal no Livro Perdido das Bruxas de Salem era apenas uma questão de ir além e conhecer os mistérios herdados por sua avó.


Leia e desvende também este mistério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário