quarta-feira, 24 de março de 2010

A Feiticeira Medeia

Trata-se de uma mulher da mitologia grega, filha do Rei Eetes e neta do sol Hélios Deus. Era dotada de grande beleza e possuía olhos azuis e longos cabelos loiros. Sabedora dos mistérios das plantas, de ervas e das fórmulas dos elixires.

De acordo com a lenda grega, sua paixão por Jasão a impulsiona a ajudá-lo a obter o velocínio de ouro. Casa-se depois com o herói Jason, com quem tem os filhos Feres e Mermeros. Contudo, Jasão se apaixona por outra mulher e a abandona. Inconformada, Medeia estrangula os filhos e ainda presenteia sua rival, Glauce, com um manto mágico, que a leva a morte. Depois disso, ela casa-se com o rei Egeu e tem o filho Medos. Contudo, ao conspirar contra outro filho do rei, ela precisa refugiar-se em Atenas. Em Corinto e na Tessália, ela passa a ser honrada como a uma deusa.

A personagem ficou famosa por sua independência e pela sua forte personalidade, em não deixar-se dominar por nenhum homem. Sendo, desta forma, uma das mais voluntariosas mulheres do teatro grego clássico. Aqui no Brasil, o tema inspirou a peça Gota d'água, de Paulo Pontes e Chico Buarque de Holanda.

3 comentários:

  1. Olá!!

    Visitei seu blog e adorei, estou muito interessada em obter o livro O Livro Perdido das Bruxas de Salem!

    Sabe me dizer se a história sobre o livro perdido é algo real,vivenciada de fato, ou é apenas ficção - baseada em fatos verídicos, é claro, pois trata-se da Bruxaria.

    Muito obrigada!

    Tenha um ótimo dia!

    ResponderExcluir
  2. Oi, muito legal esse blog, dar a gente a cada postagem um pouco de história relacionada as bruxas. Estou doida pra ler o livro, que parece ser muito interessante.

    Nota dez pro blog.

    Um Abraços,

    Bruna

    www.supremeromance.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi pessoal! Muito obrigado por seguirem o blog e pelos elogios ao mesmo! com relação à história, Lori, é uma ficção mesmo! Apesar de toda a real história que cerca Salem, nos Estados Unidos. Mas posso te garantir que é imperdível! Espero que todos leiam este livro que está sendo um sucesso de vendas!

    ResponderExcluir