terça-feira, 16 de março de 2010

Bruxas - De Onde Surgiu o Mito

Em 1484, o Papa Inocêncio VIII promulgou a bula Summis desiderantes affectibus, confirmando a existência da bruxaria. Em 1486 a publicação do Malleus maleficarum ("Martelo das Bruxas"), que originou a caça às bruxas, mais do que obras anteriores, associava a heresia e a magia à feitiçaria.

"O vocábulo "Bruxa" é de orígem desconhecida provavelmente de orígem pré-Romana. No entanto existe uma provável relação com os vocábulos proto-celtas: *brixtā (feitiço), *brixto- (fórmula mágica), *brixtu- (magia); ou o Gaulês: brixtom, brixtia do qual deriva o nome da deusa Gaulesa Bricta ou Brixta".




Até o século XIII a Igreja não punia esse tipo de superstição. Mas, nos século XIV e XV o conceito de práticas mágicas, heresias e bruxarias se confundiam no imaginário popular graças à ignorância. Eram, em geral, mulheres as principais acusadas.

O episódio que ocorreu em Salem não foi o único. A história nos mostra que a histeria causada pelo medo e a ignorância da sociedade vem mandando mulheres para a forca ou a fogueira ao longo dos séculos, mas também vem criando mitos poderosos.

As Bruxas nasceram do medo e da ignorância de seus perseguidores. Reais ou imaginárias essas mulheres foram perseguidas e temidas e suas histórias perduram em contos, filmes, livros e poesias.

Prova de que nem as fogueiras da inquisão foram capazes de extinguir o sua força. De Baba Yaga as Bruxas dos contos de nossa infância, todas têm uma história perdida que precisa ser revelada.



Fonte: Circulo Sagrado

Nenhum comentário:

Postar um comentário