terça-feira, 9 de março de 2010

Salem de ontem e de hoje

Salem, um pequeno vilarejo na colônia americana na Nova Inglaterra, abriu a caça às feiticeiras. Berry, filha do reverendo da pequena cidade, passou a desenvolver um comportamento estranho. A menina de nove anos de idade negava-se a comer e era acometida por sucessivos espasmos, de natureza inexplicável. Como pode se imaginar, a cidade de tão pequena, era provida de recursos mínimos, sendo o médico da cidade, um senhor de avançada idade. O diagnóstico fora que a menina estaria ‘enfeitiçada’ e que precisaria de muita reza para se curar daquele estranho mal.

Depois deste fato com a pequena Berry, outras meninas daquela cidade passaram a desenvolver postura semelhante. Latiam, salivam e se arrastavam no chão, tal como cachorros raivosos. Questionadas, as garotas falaram que suas estranhas atitudes tinham referência a rituais de vodu, realizados por Tituba. A escrava negra, que tinha conhecimento de magia, apresentava vários ritos e era assistida por meninas curiosas, educadas com muito moralismo. Uma vez que existia algo de animista naqueles feitos, as meninas tinham a sua libido despertada. Com excessiva culpa, por despertarem algumas fantasias eróticas, algumas delas desencadeavam condutas histéricas.

Durante o tribunal, as meninas apontaram outras pessoas que poderiam estar enfeitiçadas. Assim, todos passaram a ser suspeitos de serem uma espécie de ‘agentes do demônio’. O ano de 1692 foi marcado por uma fanática caça as bruxas. Mais de 300 pessoas foram acusadas de praticarem atos infames, os maridos levantavam suspeita de suas próprias mulheres. Toda esta onda de tensão levou à morte de dezenove pessoas por enforcamento.

.



Salem é ainda hoje permeada de mistérios e carrega histórias arrepiantes. Existe um museu na cidade com estátuas de cera, que recriam a história com a narração de uma voz em off. Passeios, bailes e afins fazem parte da rota de quem quer sentir aquele friozinho na espinha e aquele frisson no corpo inteiro. Atualmente, as novas bruxas de Salem são constantemente recriadas, mas com enredo diferenciado. A cidade é conhecida como a meca das bruxas, do passado e do presente.






3 comentários:

  1. quero mtooo ler esse livro onde encontro???
    ameiiiii parece ser inacreditavel..
    bjoo

    ResponderExcluir
  2. Olá! As pré-vendas começam a partir de amanhã, 11/03! Fique atenta na web! E no dia 17/03, você vai encontrar o livro em todas as livrarias! Esperamos que goste do livro!

    ResponderExcluir
  3. adoroo ler mesmooooo..
    foi ficar de olho sim...
    obrigada
    bjoo

    ResponderExcluir