segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia 8 de Março, um dia mágico para todas as mulheres.

No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve reivindicando seus direitos e foram brutalmente assassinadas. Aproximadamente 130 tecelãs morreram queimadas na fábrica. Assim como elas, outras mulheres ao longo da história perderam suas vidas na fogueira, por não concordarem com as injustiças de sua sociedade. Muitas despertavam o medo e a desconfiança de seus contemporâneos, por ter a personalidade de expressar o poder de sua feminilidade. Essas mulheres injustiçadas vieram a ser conhecidas como bruxas.

O mito criado por àqueles que as oprimiam persiste até os dias de hoje. Os contos de fada transformaram as bruxas em mulheres feias, maltrapilhas e com fama de que comem criancinhas. No entanto, as bruxas eram pessoas normais. Tinham o mesmo cotidiano de toda mulher moderna, uma casa, filhos, maridos, trabalho e problemas como todos. Existe uma atmosfera de terror relacionada à bruxaria, porque as pessoas não conseguem desmistificar a imagem criada pela história. A vassoura nunca foi o meio de transporte de nenhuma bruxa, nem tampouco as criancinhas fizeram parte do cardápio. As bruxas não são verdes e nem realizam orgias em seus rituais. Pelo contrário, o sexo para as bruxas é sagrado e não existe nenhum pecado atrelado ao ato.

No caldeirão das bruxas encontramos uma grande aproximação com a natureza. As bruxas de uma forma geral adoram a lua e celebram as suas fase

Honram seus deuses e deusas e repudiam qualquer forma de preconceito. Amam e cuidam da terra que é em essência representada como a mãe, aquela capaz de criar a vida, poder máximo de toda mulher.

Um comentário: