quinta-feira, 11 de março de 2010

A magia dos rituais

Os rituais originam-se dos tempos pagãos, quando a Deusa-Mãe, Terra, era vislumbrada como um símbolo de vida. Desta forma, o uso dos rituais funciona como um meio de ligação à vida, dando-nos sentimento de pertencimento a determinada sociedade.

Inicialmente, os rituais sagrados de bruxaria eram realizados na natureza, em lugares que possuíam uma energia e um magnetismo maior. Contudo, a perseguição às bruxas, ocorrida na época da inquisição modificou este cenário. As bruxarias passaram a ser feitas no interior de recintos preparados para tal. Para trazer à magia da natureza para estes lugares era feito um círculo mágico, como forma de fazer um paralelo entre este mundo e o mundo dos deuses. Era uma espécie de abertura dos rituais.

O imaginário popular percebe os rituais de bruxaria como medonhos e carregados de maldade. Uma imagem que precisa ser alterada, uma vez que não estamos mais na época da inquisição. Além disso, existem rituais para qualquer coisa na vida, desde o nascimento até a morte. O ser humano precisa de alguns ritos para balizar seus valores. Alem do mais, as bruxas de hoje esbanjam boas doses de intuição, bom humor e criatividade; o que não faz mal a ninguém.




Nenhum comentário:

Postar um comentário