quinta-feira, 18 de março de 2010

As bruxas e o folclore

De acordo com o folclore de cada região, podemos classificar vários tipos de bruxas. Embora o conceito de bruxas sempre remeta àquela figura velha e assustadora, existem bruxas que são lindas e frágeis e, ainda, as que são dissimuladas.

O bem e o mal, a dor e o prazer, a vida e a morte andam juntas, portanto, o conhecimento de ambas as forças é necessário. Prepare-se para conhecer diversas bruxas e quem sabe você possa se descobrir em uma delas e se surpreender com o poder que emana de você!

Neste post será apresentada uma figura do folclore do leste europeu, Baba Yaga, que aparece em inúmeras histórias de bruxaria. Trata-se de uma mulher de idade avançada, que viaja pelo céu, montada em um almofariz, apagando os seus rastros com uma vassoura. Reside em uma casa móvel, com fechadura de dentes e patas de galinha. Ossuda, com nariz largo e vermelho e no lugar de cabelos, cardos. Sua origem provém do bem, contudo, o tempo a transformou em uma daquelas horripilantes e sinistras bruxas.

Conforme a lenda, três cavalheiros habitam a sua casa, onde a entrada era concedida mediante uma frase mágica. O Dia era branco e cavalgava um cavalo branco, o Sol aparecia com um cavalo vermelho e a Noite possuía uma montaria negra. Esta bruxa ora assumia uma personalidade boa, ora ruim. Em sua fase negativa agia como caçadora de homens considerados por ela ruins. Considerada uma figura perigosa, esta bruxa aparece ainda em outras lendas por todo mundo.

Fonte: http://floreslivroselua.files.wordpress.com/2009/08/babayaga2.jpg


Um comentário:

  1. Olá queridos, obrigada por estarem seguindo o meu blog:
    Coffie and Movies!
    Esse livro parece ser maravilhoso.

    ^^

    ResponderExcluir